Adestrar um cão requer amor, perseverança e carinho, e, nesse caso, muita paciência. Por isso, fazer com que seu cão obedeça a suas ordens, mesmo que sejam simples, ou que assim pareçam, como sentar, vir ou soltar algo, não é uma tarefa fácil.
Antes de começar a treiná-lo, se você for fazer sozinho, deve pensar se está preparado emocionalmente para aguentar as suas “desobediências” (que são normais) nas primeiras sessões de adestramento. Adestrar o cão significa ter disciplina, nunca xingamentos, ameaças e maus-tratos. Somente é preciso firmeza para que o animal entenda que quem manda não é ele e que há certas ordens que ele deve obedecer.
Jamais adote comportamentos violentos para treinar cães. A violência, além de machucar e prejudicar o animal, faz com que ele se torne agressivo. Um cachorro adestrado será um cão educado, que saberá se comportar em cada situação e que não precisará receber suas broncas.
É preciso considerar vários fatores ao adestrar um cão:
Lugar: Se você escolher um lugar em que haja muitas distrações, é provável que o seu cãozinho não preste atenção em você. Sendo assim, procure um lugar onde ambos possam ficar relaxados, e no qual o animal possa se sentir à vontade e ouvir a sua voz com clareza.
Momento: Se você quiser adestrar o seu cão com sucesso, não escolha momentos inapropriados, como a hora de comer, por exemplo, aliás após comer também não é uma boa ideia, é possível que o animal sinta sono e não consiga manter um bom nível de concentração.
Métodos: Não tente adestrar o seu cão se você não souber como fazer. Atualmente, temos várias ferramentas, livros, profissionais, com as quais você pode acessar facilmente. Porém, lembre-se que o sucesso de um bom adestramento, é sempre tratar seu cão com amor e carinho.
Então, quais os primeiros passos para começar adestrar um cão?
1- Adestrar um cão significa mostrar que você é o líder:
Os cães, por mais domésticos que sejam, apresentam instintos primitivos. Diversos comportamentos estão relacionados à sobrevivência, e um deles é viver em matilha. Assim sendo, eles possuem organização social e necessitam de um líder para seguir. Então, defina as regras da casa e mostre sua liderança de território.
2- Para adestrar um cão, repita comandos:
Para os cães atenderem seus comandos, é necessário que o processo de aprendizagem seja feito através da repetição e associação. Os movimentos devem ser feitos várias vezes até que o cachorro associe que a atitude é positiva.
É importante que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, como sentar, ficar parado, deitar, dar a patinha e não latir. O animal filhote aprende mais rápido em comparação ao mais velho. Porém, cães podem aprender a vida toda, não existe idade para educá-los.
3- Tenha paciência:
Adestrar o seu cão é um processo demorado que exige repetições, recompensas e muito carinho. Entretanto, é necessário ter paciência nos momentos em que o pet está disperso e teimoso. Acredite que seu amiguinho é capaz de aprender e quando menos esperar ele estará fazendo diversos truques!
4- Crie uma rotina:
Adestrar significa repetir diversas vezes o mesmo movimento até que ele aprenda, por isso reserve um tempinho para adicionar truques na rotina do animal. Além da atividade ser divertida para ambos, quando o cachorro aprende um comando ele se torna mais disciplinado e hábil para aprender novos truques.
5- Use utensílios adequados para corrigir os cães:
Alguns acessórios podem auxiliar na correção de comportamentos, como o kit de adestramento para xixi, que remove odores e faz com que o cão não faça mais as necessidades no local indicado.
6- Ofereça recompensas:
Oferecer petiscos que o cão mais gosta quando ele obedece, é a maneira mais assertiva para fixar os comandos básicos de adestramento. Portanto, vale ressaltar que qualquer reforço positivo, como: carinho, ração ou brinquedo acelera o processo de aprendizagem.
Fonte: Tudo de Bicho
Você também pode gostar:
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?