Como cuidar do seu cão no frio?

Como cuidar do seu cão no frio

Como cuidar do seu cão no frio é uma pergunta que nunca fazemos a nós mesmos, pois muitas vezes por terem pelos achamos que nunca sentem frio ou irão ter problemas com o frio. Porém, o inverno traz também alguns problemas típicos do período, que requerem atenção redobrada com seu cão, por isso fique atento as situações abaixo:

Como cuidar do seu cão no frio na hora do banho

Ao contrário do que muitos pensam, não se deve “excluir os banhos”. A higiene precisa ser mantida, para evitar outras doenças como, infecções, fungos, pulgas entre outras.  Por outro lado, em épocas mais frias, exceto em casos no qual o cão é muito peludo ou se suja muito, os banhos podem ser com menor frequência. É essencial usar água quente, e secar bem o pelo. O mais indicado, é optar por petshops, para não correr o risco de errar na temperatura da água e na secagem correta.

Consultar o veterinário antes de entrar na estação mais fria pode evitar muitas doenças

Os cuidados com o cachorro no frio, devem começar com a prevenção. Dias mais frios, podem mudar o hábito de alguns animal, e consequentemente interferir no seu sistema imunológico. Por isso, é indicado ir ao veterinário fazer um check-up, conferir as vacinas e saber como está a nutrição do seu amiguinho.

Hidratar seu cão no inverno é essencial para mantê-lo saudável

A maioria das pessoas não sabe, mas a desidratação também acontece em temperaturas mais baixas. Para cuidar do cachorro no frio e evitar problemas renais, é recomendável o uso de alimentos com maior umidade, e de bebidas que incentivam a ingestão do líquido. Com o tempo mais frio, a tendência é que o cão beba menos água, e consequentemente se desidrate.

Como cuidar do seu cão no frio para evitar doenças respiratórias

Comuns e velhas conhecidas das estações mais frias, as doenças respiratórias podem acometer seu cachorro no frio. Os vírus e bactérias, que podem causar problemas como, por exemplo, febre, gripes, e tosses, são mais frequentes em animais que ficam muito tempo expostos ao vento, umidade ou chuva.  Por isso, evite essa exposição prolongada, principalmente durante a noite.

Como cuidar do seu cão no frio para evitar doenças articulares

Observe qualquer mudança na locomoção ou movimentos normais o seu cão. As doenças que afetam as articulações e cartilagens, embora aconteça com maior frequência em animais idosos, nas estações mais frias, também podem ocorrer em animais mais jovens. Para cuidar do cachorro no frio e evitar as doenças articulares, é sempre bom que o pet pratique atividades que fortaleçam sua musculatura, que ele esteja sempre bem aquecido, e também que faça consultas preventivas com o veterinário.

Fonte: Central Pet

Você também pode gostar

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.