Antes de dar banho no cachorro em casa, certifique-se de introduzir gradualmente o seu cachorro ao processo de banho, especialmente se ele for um filhote ou não estiver acostumado a tomar banho em casa. Com paciência, prática e carinho, o banho em casa pode se tornar uma rotina tranquila, agradável e econômica para você e seu amigo de quatro patas.
Antes do banho, faça uma atividade com o cachorro:
Nem todos os cães gostam de tomar banho, enquanto outros adoram. Para que o cachorro fique relaxado e você possa dar o banho com mais tranquilidade, faça alguma atividade com seu pet, como por exemplo, um passeio pelo bairro, brincadeiras de correr, socialização com outros cães. Dessa forma, ele vai gastar energia, e isso vai garantir um banho eficiente e tranquilo.
Antes do banho, escove bem o cachorro:
Antes de molhar o cachorro, escove bem o pelo para remover nós e emaranhados. Isso vai ajudar a evitar que o pelo fique mais difícil de manejar durante o banho.
Antes do banho, prepare o local:
Você pode utilizar a pia do banheiro, o tanque da lavanderia ou o chuveiro. Isso vai depender do tamanho do seu pet. É essencial que a água esteja morna, dessa forma o cão não vai sentir a diferença de temperatura. Além disso, escolha um horário quente do dia para que o cão não sinta tanto frio e não esqueça de separar a toalha para remover o excesso de água dos pelos e também separe um secador de cabelos que tenha temperatura morna.
Utilize produtos apropriados para dar banho no cachorro:
Os produtos devem ser apropriados para o tipo de pelo do seu animal (curto, médio ou longo), para a cor da pele e dos pelos (claro ou escuro) e para o efeito desejado (hidratação, desembaraço, brilho). Prefira os produtos que utilizam componentes naturais, como amêndoas, mamona, aloe vera e óleos essenciais.
Tenha atenção na higienização de algumas partes:
Algumas partes do cachorro, como a região genital, axilas, dobrinhas, precisam de uma atenção especial, pois podem esconder sujeira, além de serem as preferidas de pulgas e carrapatos. Além dessas partes, tenha cuidado com os ouvidos, esses não devem ser molhados. Para protegê-los, coloque algodão para evitar que a água penetre e cause infecções. Para a face, use um pano umedecido e higienize principalmente a região abaixo dos olhos, que podem acumular ramelas.
Cuidados na secagem:
Quando finalizar o banho, pegue imediatamente a toalha reservada, e procure absorver o máximo de excesso de água. Paralelo a isso, fique atento para que seu pet não pegue friagem. Na sequência, utilize o secador de cabelo, em temperatura baixa, mantendo-o a uma distância segura da pele do cachorro para evitar queimaduras. Após secagem, escove-o novamente para desembaraçar e desfazer nós. Limpe os ouvidos na parte externa com cuidado usando algodão, não manipule o canal auditivo.
Você também pode gostar
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?