Como fazer o cão parar de latir pode ser um desafio, mas é possível abordar esse comportamento de maneira eficaz usando diferentes técnicas. O latido faz parte da vida de um cachorro e também de seus tutores. Só que quando o latido se torna algo excessivo, deve ser um ponto de atenção. Por isso veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a identificar e consequentemente fazê-lo parar de latir demais.
Procure Identificar a real causa do latido
Antes de abordar o problema, é importante entender por que o cão está latindo. Pode ser por tédio, alerta, ansiedade de separação, territorialismo, medo, entre outros motivos. A postura corporal do cão bravo também ajuda na sua identificação. Por exemplo, quando ele está bravo, o dele fica bem rígido e os pelos arrepiados, além disso, o rabo fica bem levantado.
Observe se o cão está se socializando bem
Um dos motivos que também fazer o latido persistir, é quando o cão é exposto a muitas pessoas diferentes, barulhos altos e situações que ele não está acostumado. Por isso, para o cão não estranhar e consequentemente não parar de latir, exponha-o desde filhote a ambientes e situações mais movimentadas, assim ele irá se sentir mais seguro e confiante nessas situações e não vai latir excessivamente.
Atividades e Exercícios são importantes para fazer o cão parar de latir
Cães que não são muito ativos física e mentalmente, podem ter comportamentos indesejados, como latidos excessivos. Sendo assim, reflita se seu cão está recebendo estímulos mentais e físicos suficientes para liberar energia acumulada. Do contrário, faça uma programação de atividades diárias com seu amigo de quatro patas e já poderá sentir o quanto isso ajudou o cão parar de latir.
Verifique se os latidos estão associados a barulhos
Expor o cão a barulhos externos altos pode provocar comportamentos indesejáveis, como o de latir excessivamente. Por isso, antes da exposição procure acostumar o cão a esses estímulos gradativamente. Dessa forma, ele não irá estranhar e consequentemente latir.
Procure treinar seu cão a parar de latir com comandos
Outra situação bem eficaz para o cão parar de latir, é treiná-lo com comandos de “silêncio” ou “quieto”. Dessa forma, quando ele latir demais, use os comandos e recompense-o quando ele parar de latir. Quando necessário, repita o processo consistentemente para reforçar o comportamento desejado.
Consulte sempre um profissional caso o cão não parar de latir
Se o problema persistir, é recomendável buscar ajuda de um treinador de cães profissional. Em alguns casos, é mais indicado buscar orientação personalizada, visto que esse tipo de profissional possui estratégias específicas para lidar com o problema.
Você também pode gostar:
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?