Como viajar de carro com cachorro?

Como viajar de carro com cachorro

Você sabia que os cachorros podem ser ótimas companhias durante uma viagem? Isso mesmo! Nossos amigos de quatro patas têm o poder de transformar qualquer passeio em um momento especial para todos. Dito isso, então como viajar de carro com cachorro de forma segura?

1. Escolha a melhor modalidade de transporte para o seu cão

O cinto de segurança é uma opção mais segura, tendo em vista que perpassa o peito, as costas e os ombros do animal de estimação. Portanto, se o seu cachorro tiver até 50 kg, avalie o tempo de viagem e se ele se adapta a essa alternativa.

Outra opção é a grade divisória, que se trata de uma estrutura que impede que o pet alcance os bancos da frente e a terceira opção é a caixa de transporte, a qual é indicada para cães com, no máximo, 50 kg, sendo preferível para aqueles com até 25 kg.

2. Prepare o cão para a viagem de carro

Leve seu amigo de quatro patas para uma viagem rápida e aumente a velocidade gradualmente. Conforme o cachorro se portar bem no treinamento, dê petiscos a ele como uma forma de fazê-lo associar a viagem de carro a algo positivo. 

3. Organize o carro para o cachorro

Após selecionar a modalidade de transporte, verifique quais itens são necessários para torná-la mais segura e confortável para você e seu cão. Por exemplo, se ele for transportado em um cinto de segurança, coloque uma fralda nele e cubra o banco em torno do cão com um tapete higiênico.

4. Planeje a rota e as paradas

Caso o seu animal de estimação esteja mais habituado a realizar viagens de carro e seja treinado para realizar suas necessidades fora do veículo durante as paradas, planeje as paradas.

Mesmo que ele esteja de fralda ou os bancos do veículo cobertos com um tapete higiênico, realize paradas para que o cão possa beber água sem a movimentação do veículo e possa esticar um pouquinho as patinhas.

Além disso, se possível, opte pelas rotas mais curtas e estradas em boas condições, a fim de que o cão não se sinta enjoado.

5. Procure não alimentar o cão antes da viagem

Não alimente seu cão antes da viagem. Dessa forma, você vai evitar que ele se sinta enjoado durante o trajeto. Caso seja uma viagem mais longa, alimente seu cão nas paradas, em pequenas quantidades.

6. Coloque uma plaquinha de identificação na coleira do cachorro

Providencie em uma plaquinha com o nome dele e o número de seu telefone para que, caso ele se agite nas paradas e desapareça, a pessoa que o encontrar possa entrar em contato com você para entregá-lo.

7. Evite movimentos bruscos com o veículo

Movimentos bruscos do veículo podem causar enjoos e estresse ao animal. Viajar em um veículo estável, irá dar segurança para que o pet chegue seguro e calmo ao seu destino. É importante recompensar o seu pet com algo de que ele goste conforme ele for se comportando bem ao longo da viagem, dessa forma ele irá relacionar essa experiência a algo bom e vai estar receptivo para novos passeios.

Agora que você já sabe como viajar de carro com cachorro, lembre-se também que mesmo assim ainda você pode chegar a conclusão que não é possível levar o seu pet para uma viagem de carro. Caso isso acontecer, não hesite em deixá-lo com pessoas de confiança, ou então opte por acomodá-lo em um hotelzinho de cães.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.