Comportamento e linguagem do cachorro

Comportamento e linguagem do cachorro

Interpretar o comportamento e a linguagem do cachorro, vai te ajudar muito a entender e ter uma melhor convivência com seu cachorro. Embora os cães não usem palavras como os humanos, eles usam uma variedade de sinais e comportamentos para transmitir informações:

Linguagem Corporal do cachorro:

  • Postura corporal: A postura corporal do cão pode indicar seu estado emocional. Enquanto um cachorro com o corpo relaxado e a cauda abanando geralmente está feliz e receptivo, outro com o corpo tenso pode estar se sentindo ameaçado.
  • Cauda: A posição e movimento da cauda do cachorro podem transmitir várias emoções. Por exemplo, uma cauda abanando pode indicar excitação ou felicidade, enquanto uma cauda entre as pernas pode indicar medo ou submissão.
  • Orelhas: As orelhas do cachorro podem estar erguidas e alerta quando ele está atento ou curioso, ou podem estar abaixadas quando ele está com medo.
  • Expressões faciais: o cachorro também tem expressões faciais. Embora não seja algo tão nítido como no ser humano, se prestarmos mais atenção, suas expressões faciais podem transmitir informações sobre seu estado de espírito.

Linguagem por Vocalizações:

  • Latidos: Os cães usam latidos para se comunicar em várias situações, como alertar sobre intrusos, expressar excitação, solicitar atenção ou indicar algum desconforto.
  • Rosnados: Os rosnados podem ser usados para expressar desconforto, medo, agressão ou para estabelecer limites territoriais.
  • Uivos: Os uivos podem ser usados para expressar solidão, comunicação com outros cães à distância ou em resposta a sons altos.

Cheiro e os sinais de linguagens:

O olfato é uma forma importante de comunicação para os cães. Eles usam o cheiro para identificar outros cães, marcar território, encontrar comida e entender o ambiente ao seu redor.

Comportamentos Social do cachorro:

Os cães usam uma variedade de comportamentos sociais para se comunicar, mostrar submissão, brincar e se envolver em rituais de cumprimento.

Comportamento do cachorro de Cuidado:

Os cães também usam comportamentos como lamber o tutor e ficar perto, para comunicar cuidado, e assim fortalecer os laços com o tutor e outros animais.

Para finalizar, é importante entender o comportamento e a linguagem canina, pois isso vai ajudar o tutor a responder adequadamente ao comportamento do seu pet.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.