O verão está cada ano mais quente e os cães podem sofrer com a elevação da temperatura. É preciso tomar alguns cuidados, principalmente porque esses animais não fazem troca de calor da mesma maneira que os humanos. A transpiração ocorre por meio dos focinhos, pela boca e pelas almofadinhas das patas, chamadas de coxins.
Cuidados com os cães na hora do passeio:
É importante lembrar que o chão pode apresentar uma temperatura muito mais elevada do que sentimos no ar. Por isso, antes de sair com seu cão, faça o teste na calçada, na grama e na areia da praia. Se a temperatura ao pisar estiver desagradável para você, também estará para seu animalzinho.
Quando os coxins (almofadinhas das patas) são expostos a altas temperaturas, eles podem sofrer dermatites e até queimaduras sérias, provocando dor, impossibilitando os movimentos e, em alguns casos, podendo precisar de atendimento veterinário.
Depois dos passeios, essas almofadinhas podem ser hidratadas com cremes específicos para pets, que ajudam na hidratação e manutenção da integridade da pele. Os horários mais indicados para passeios são antes das 10h da manhã e depois das 17h da tarde.
Outro cuidado importante é sempre levar uma garrafa d’água para hidratação dos pets. Respeite os limites do seu cão, não estimulando atividades físicas excessivas. Durante os passeios ou entre as atividades, busque uma sombra para repouso do animal por alguns minutos.
Quando for sair de carro com seu cão, lembre-se de não deixá-lo sozinho e trancado dentro do veículo, pois isso pode levar a desidratação rápida e até ao óbito. Portanto, sempre que decidir parar o carro para fazer algo, procure locais que são pet friendly, assim seu animalzinho pode ficar em um ambiente refrescante, arejado e com mais segurança.
Cuidados com os cães expostos ao sol:
Cães devem utilizar protetor solar não só nessa época mais quente, mas também nas demais estações. Hoje no mercado canino, podemos encontrar várias marcas de filtros solares com diversas faixas de preço.
Aplique o produto principalmente nas áreas com menos pelos, e em partes expostas ao sol, como, por exemplo, focinho, pontas das orelhas, barriga e ao redor dos olhos. Dessa forma, o uso de protetor solar irá diminuir os riscos de dermatites, queimaduras, além de prevenir o câncer de pele. Lembre-se de reaplicar o produto pelo menos a cada 3 horas para maior eficácia.
Cuidados com os cães na hora da hidratação:
Pode-se aumentar a quantidade de bebedouros pela casa, usar bebedouros com movimento de água para estimular a ingestão e também optar por oferecer, ao longo do dia, cubos de gelos com água.
Podemos oferecer também os famosos picolés de sachês, feitos ao colocar nos sachês um pouquinho de água até cobrir os pedacinhos de carne. Após congelados por mais ou menos 2 horas, é só oferecer e ver o quanto seu animal vai curtir se refrescar.
Cuidados para evitar parasitas no seu cão:
Em épocas mais quentes, a população de pernilongos, pulgas e carrapatos aumentam, por isso, consulte um médico veterinário para avaliar a necessidade de utilizar medicamentos, principalmente nessa estação.
Também é importante usar repelentes nos cães, mas tome cuidado para não borrifar nas áreas dos olhos e focinho. Se estiver em área litorânea ou se decidir levar seu cão para a praia, redobre esses cuidados, visto que a incidência de parasitas em ambientes de alta umidade é maior.
Com todas essas dicas, seus pets poderão desfrutar do verão de forma mais segura e aproveitar cada momento com você!
Fonte: Special Dog
Você também pode gostar:
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?