Saber se o cão está obeso envolve mais do que apenas pesá-lo. A obesidade canina é uma complicação que devemos ter total atenção, afinal, o excesso de peso pode promover o aparecimento de diversas doenças decorrentes do acúmulo de gordura corporal, desde diabetes até problemas cardíacos. Por isso, além de pesá-lo, é importante considerar a condição corporal geral e a distribuição da gordura.
O parâmetro mais utilizado pelos veterinários para saber se o cão está obeso, é o ECC (Escore de Condição Corporal), o qual avalia a condição corporal dos cães baseado na inspeção e palpação, empregando escalas numéricas.
A escala do ECC é dividida da seguinte forma:
De 1 a 3 (abaixo do peso): em diferentes graus, o cachorro apresenta costelas, vértebras e ossos dos quadris visíveis, além da reentrância abdominal bem evidente.
De 4 a 6 (peso adequado): as costelas ficam pouco ou nada visíveis, mas você pode facilmente senti-las na palpação. Existe um pouco de reentrância abdominal, que é aquele espaço entre o peito e as patas traseiras.
De 7 a 9 (acima do peso): nesse caso, é mais difícil ver e sentir as costelas na palpação, devido ao excesso de gordura. Além disso, o pet não apresenta reentrância abdominal.
Também temos algumas outras formas de detectar se o cão está acima do peso:
Como saber se o cão está obeso por meio de avaliação visual e tátil:
- Costelas: Você precisa sentir as costelas do seu cão facilmente com uma leve pressão, mas elas não precisam estar ser visíveis a olho nu. Em contrapartida, se não conseguir sentir as costelas sem aplicar uma pressão considerável, isso pode indicar excesso de gordura.
- Forma do Corpo: Observe o cão de cima, pois nesse ângulo ele deve ter uma “cintura” visível atrás das costelas. Mas se a área abdominal parecer tão larga quanto ou mais larga que o peito, isso pode ser um sinal de obesidade.
- Base da Cauda: Sinta a base da cauda do cão. Em um cão de peso saudável, você vai sentir os ossos com uma leve camada de gordura cobrindo-os. Caso contrário, isso é um sinal de excesso de gordura.
Como saber se o cão está obeso avaliando o comportamento e mobilidade:
- Fadiga: Cães obesos podem se cansar mais facilmente durante caminhadas ou brincadeiras.
- Mobilidade: Dificuldades para subir escadas, saltar ou mesmo caminhar podem ser sinais de que o peso extra está afetando a mobilidade do seu cão.
- Respiração: Eles têm dificuldade para respirar, mesmo com pouco esforço.
Plano de Ação:
Caso o cão for diagnosticado como obeso, veja algumas medidas que você pode tomar:
- Introduza uma dieta equilibrada:
- Ração de Qualidade: Alimente seu cão com uma ração de qualidade e que também que seja adequada para a idade, tamanho e nível de atividade dele.
- Controle a quantidade: Siga as recomendações de porções na embalagem da ração e ajuste conforme necessário.
- Evite Petiscos: Reduza a quantidade de petiscos, além disso, escolha opções saudáveis, como pedaços de vegetais.
- Aumente a atividade física: Comece aumentando de forma gradual. Caminhadas diárias, brincadeiras e jogos de busca são boas maneiras de aumentar o exercício.
- Acompanhe o peso: Pese seu cão regularmente para monitorar o peso. Além disso, faça um diário de alimentação e exercícios. Dessa forma, você conseguirá identificar padrões e fazer ajustes quando necessário.
- Leve o cão a um Veterinário: Alguns veterinários oferecem programas de emagrecimento supervisionados para ajudar seu cão a perder peso de forma segura e eficaz.
Manter um peso saudável é imprescindível para a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas. Se você ainda tem dúvidas se seu cão precisa perder uns quilinhos, marque uma consulta com um veterinário. Ele vai garantir um diagnóstico preciso e um plano de ação eficaz para manter a saúde e o bem-estar do seu pet.
Você também pode gostar:
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?