Sim, os cães gostam de ouvir música, e a música pode ter um efeito calmante e benéfico para eles. No entanto, a resposta pode variar conforme a natureza do cão e o tipo de música. Veja abaixo algumas maneiras que a música pode beneficiar os cães e algumas dicas para introduzir a música na rotina do seu amigo de quatro patas:
Por que os cães gostam de ouvir música:
- Reduz a Ansiedade: Música suave, especialmente clássica, reduz os níveis de ansiedade em cães. Consequentemente, você poderá utilizá-la em situações estressantes, como durante tempestades, fogos de artifício ou quando o cão fica sozinho em casa.
- Relaxamento: Músicas tranquilas podem acalmar cães hiperativos ou nervosos, promovendo um ambiente mais relaxante.
- Barulhos Externos: A música também pode mascarar sons externos que instigam ansiedade em alguns cães, como, por exemplo, ruídos de construção, tráfego intenso ou barulhos de outros animais.
- Estimulação: Em situações onde o cão pode ficar entediado, como quando está sozinho em casa, a música pode servir como uma forma de entretenimento e distração.
- Promover o Sono: Música suave pode ajudar a criar um ambiente propício para o sono, ajudando os cães a relaxar e dormir melhor.
Os cães gostam de ouvir qualquer música?
- Música Clássica: Muitos estudos sugerem que música clássica, com seu ritmo calmo e harmonioso, pode ser especialmente eficaz em acalmar cães. Músicas de compositores como Bach, Beethoven e Mozart são boas opções.
- Música para Animais: Existem composições musicais especificamente criadas para cães, que levam em consideração sua sensibilidade auditiva e preferências. Essas músicas geralmente apresentam sons calmantes e frequências agradáveis para os cães.
- Música Instrumental: Músicas suaves e instrumentais, como piano ou violão acústico, também podem ser eficazes em acalmar cães.
Dicas para colocar música para seu cão ouvir:
- Mantenha o volume da música em um nível confortável. Lembre-se de que a audição dos cães é mais sensível do que a dos humanos, então a música não deve ser muito alta.
- Preste atenção às reações do seu cão. Se ele parecer relaxado e confortável, ele está gostando da música. Se ele parecer inquieto ou desconfortável, experimente mudar o tipo de música ou ajustar o volume.
- Coloque música em momentos específicos do dia para estabelecer uma rotina calmante, como durante a hora de dormir, hora do banho ou quando você sair de casa.
- Experimente diferentes tipos de música para ver o que seu cão prefere, mas no geral as músicas mais calmas são as que acalmam e trazem aconchego. Porém, dentro desse tipo de música, você pode variar os cantores, instrumentos e estilos. Cada cão é único e pode responder de maneira diferente a vários estilos musicais.
Como a música influenciar no comportamento do seu cão:
Na verdade, não é exatamente a música que influencia no comportamento do seu pet, mas a segurança de que há um ruído sereno, que transmite calmaria e principalmente que eles conhecem. Por isso, quando precisar que seu cão se sinta seguro, pertencente e acolhido, utilize sempre a mesma música, dessa forma, ele irá associá-la como algo familiar.
Para saber quais tipos de música seu cão gosta, observe a reação dele em cada música que colocar. As músicas calmas e serenas, estimulam serenidade e calmaria nos cães. Entretanto, se o cão ficar nervoso, latindo, bufando, girando, ou arranhando, desligue a música.
Pouco a pouco você vai conhecer as músicas preferidas. Uma vez feito isso, insira a na rotina da casa. Ouçam juntos e, quando tiverem certeza de que é agradável, pode usá-la quando você não estiver lá.
Você também pode gostar
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?