Os cães têm bigodes?

Os cães têm bigode

Sim! Os cães têm bigodes! Todos os cães têm bigodes, alguns mais longos e outros mais curtos, mas todos têm. Os bigodes dos cães também são chamados de vibrissas e possuem funções muito importantes para os cães.

Qual a função dos bigodes nos cães?

1-Sensoriais: os bigodes são extremamente sensíveis e têm muitas terminações nervosas. Eles ajudam os cães a detectar mudanças no ambiente, como a proximidade de objetos, correntes de ar e movimentos ao redor.

2-Proteção: os bigodes ajudam a proteger os olhos e a face do cão. Quando algo toca os bigodes, o cão geralmente pisca ou move a cabeça, o que ajuda a proteger seus olhos e rosto de objetos potencialmente prejudiciais.

3-Orientação: os cães usam os bigodes para navegar em ambientes escuros ou apertados. Eles podem sentir as dimensões de espaços estreitos e determinar se conseguem passar por eles sem problemas.

4-Comunicação: os bigodes também podem desempenhar um papel na comunicação entre cães, ajudando a transmitir informações sobre o estado emocional e a intenção do animal.

Quais os principais cuidados:

O primeiro deles é não cortar os bigodes do seu cão, porém também se atente ao contato com a região, como é uma parte muito sensível do cachorro, qualquer manuseio pode incomodar o animal e confundir sua interpretação em certas situações, deixando-o nervoso e irritado. 

Por isso, evite manusear, e nunca apare os bigodes do seu cão, pois como possuem terminações nervosas, podem incomodar o animal. Lembre-se que essa é uma parte importante no corpo dos caninos e que precisamos preservá-la.

Curiosidade sobre os bigodes dos cães:

Uma curiosidade sobre os bigodes dos cães, é que eles também podem sofrer alterações de envelhecimento e pigmentação, tornando-se da mesma cor acinzentada típica dos grisalhos das pessoas. A princípio, acontecer isso é normal, porém se o fato estiver associado a outras alterações do animal, é recomendável visitar o veterinário para verificar se não há mais nada por trás dessa mudança na pigmentação.

Para finalizar, preserve e mantenha os bigodes do seu amigo de quatro patas na melhor condição possível. Isso, sem dúvida, ajudará a tê-lo mais calmo e relaxado, e em condições de extrair todos os benefícios que os bigodes proporcionam aos nossos pets.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.