Os cães também tem miopia, embora isso não seja tão comum, mas eles também enfrentam problemas de visão causados por erros de refração, como a miopia, e também a hipermetropia e o astigmatismo.
A diferença está na maneira de como a situação será tratada, afinal, seria difícil colocar lentes de contato ou óculos no cachorro.
Como descobrir se o cão tem miopia?
Identificar uma alteração refratária é difícil, visto que os cães não fazem tantas atividades que conseguimos identificar os distúrbios visuais, como dirigir ou ler um livro.
Entretanto, os sinais clínicos mais comuns são a dificuldade de andar e de identificar objetos ou pessoas, a redução do interesse por atividades que antes eram corriqueiras e a sensibilidade à luz.
Cães com miopia geralmente se esbarram em objetos ou móveis, usam muito mais o olfato do que a visão para identificar objetos ou pessoas, costumam não reagir a brinquedos lançados a uma certa distância e também tem o hábito de olhar fixamente para algum objeto.
Quais raças tem mais chance de ter miopia?
Os cães com focinhos mais curtos têm maiores chances de ter este problema. Shih tzu, Pug e Buldogue possuem a caixa óssea mais rasa, que é a responsável por acomodar o olho, e por isso, a área ocular fica mais exposta e, consequentemente, mais vulnerável a doenças oculares.
Quais atividades do cão podem causar miopia?
Segundo os especialistas, a miopia, a hipermetropia e o estigmatismo costumam afetar animais que cumprem funções específicas, como os cães guias ou cães policiais. Porém, todos os cães estão sujeitos a esse tipo de problema; por isso, é importante ficamos literalmente de olho.
Observe e se necessário, leve-o a um especialista
Se você suspeitar que seu cão está tendo problemas de visão, incluindo miopia, consulte um veterinário especializado em oftalmologia veterinária. O diagnóstico pode envolver:
- Exame Físico: Avaliação da estrutura dos olhos.
- Retinoscopia: Um exame mais detalhado da retina e das lentes do olho.
- Testes de Reflexo: Testes que verificam como o olho reage à luz e ao movimento.
Nesse caso, os especialistas geralmente avaliam a saúde ocular dos cães, por meio de equipamentos capazes de identificar a reação da pupila, com diferentes tipos de luz e assim, distinguir as condições dos receptores na retina.
Como é o tratamento da miopia nos cães?
Segundo os especialistas, grande parte dos tratamentos são à base de colírios específicos para cada quadro. Dependendo do caso, o especialista pode empregar o tratamento com medicamentos associados aos colírios.
Com o avanço da medicina, existem cada vez mais recursos para a tratar a visão dos nossos pets, mas para isso precisamos estar sempre atentos.
Embora a miopia não seja muito comum em cães, ela pode ocorrer e afetar a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas. Por isso, buscar orientação veterinária vai ajudar a garantir que seu cão receba o cuidado necessário para lidar com essa condição.
Você também pode gostar:
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?