Os cães trocam de dentes sim! Quando são filhotes, os cães possuem uma arcada dentária ainda bem pequena. Por isso, os primeiros dentes que nascem, são pequenos o suficiente para caber dentro da boca do animal.
Porém, conforme o cachorro cresce, a arcada dentária cresce também, logo os primeiros dentes começam a cair, dando espaço para dentes maiores e mais fortes, no caso os permanentes.
Quando os cães trocam de dentes?
O início da troca dos dentinhos pode variar um pouco. Cachorros de pequeno porte tendem a perder os dentes de leite, mais tarde do que cães de grande porte. Mas, em geral, o processo de troca de dentes tem início entre o quarto e o sexto mês de vida do cachorro.
Assim como ocorre com a gente, quando somos crianças, a troca é bastante gradual. Então, fique tranquilo, pois os dentes não caem todos de uma vez! Eles vão caindo aos poucos, sendo substituídos pelos dentes permanentes, em um processo que leva, em média, 2 meses. Normalmente, por volta dos 7 meses, o pet já estará com a dentição definitiva completa.
Quais dentes do cachorro que caem?
- incisivos: três a quatro meses;
- caninos: três a quatro meses;
- pré-molares: quatro a cinco meses,
- molares: quatro a sete meses.
O que os cães sentem quando trocam de dentes?
É comum que, nesse período, o cão apresente certa falta de apetite. Além disso, a erupção do dente permanente também causa coceira e desconforto, oque, em alguns casos, o cão pode ter sangramento na gengiva e fica mais manhoso para comer por alguns dias.
O que fazer quando os cães estão trocando os dentes?
Podemos oferecer um alimento mais macio por algum tempo como, por exemplo, a ração úmida. Além isso, disponibilize mordedores mais macios, feitos especialmente para a fase de troca de dente. Dessa forma, você já irá ajudar seu amiguinho a aliviar o incômodo. De resto, tenha em mente que a troca acontece de forma muito natural, não exigindo muitas providências para dar certo.
Resumindo, esse período pode ser de grande sofrimento para o seu cãozinho, mas você pode evitar isso, cuidando sempre da saúde bucal com escovações, seguindo as dicas acima e observando se o processo de troca dos dentinhos está fluindo. Qualquer dúvida, sempre leve seu pet ao médico-veterinário.
Você também pode gostar:
- Os cães ouvem melhor que os humanos?
- Como saber se o cão está obeso?
- A Raça Poodle é uma das mais populares do mundo?
- Por que os cães cavam buraco?
- Gravidez Psicológica Canina existe?